Política de Jogo Responsável

Enquadramento

A Luckia Portugal S.A. (adiante, “Luckia”), enquanto entidade exploradora de jogos e apostas online através do site www.luckia.pt tem como objetivo dotar o jogador dos meios necessários que lhe permitam jogar de uma forma responsável e segura. Na Luckia entendemos os jogos e apostas online como uma atividade de ócio, que pode proporcionar grandes momentos de diversão e entretenimento, especialmente quando partilhados com amigos. Contudo, somos conscientes de que os nossos serviços de jogo podem supor um risco para alguns utilizadores, pelo que oferecemos uma série de medidas para promover uma prática de jogo responsável.

O que é o jogo responsável?

Um jogo responsável acontece quando:
• Orientas as tuas escolhas de jogo de forma consciente e racional.
• Exerces controlo sobre o tempo e dinheiro que investes.
• Não colocas em perigo as tuas responsabilidades familiares, sociais e profissionais.
Em suma, significa que a tua experiência de jogo é divertida e não ultrapassa as tuas possibilidades de tempo e/ou gastos.

Conselhos práticos e Autoavaliação

Para garantir que a tua prática de jogo é responsável, a Luckia aconselha o seguinte:


Se decides jogar, fá-lo sempre por diversão, nunca por ganhar dinheiro.

  1. Estabelece um limite de tempo e de dinheiro para jogar, sem exagerar. Aconselhamos tomar uma decisão sobre o que poderás gastar e não mudar de opinião a meio do jogo.
  2. Considera a possibilidade de perder dinheiro como um custo do entretenimento, e todos os ganhos como um bónus.
  3. Não jogues se estiveres sob a influência de substâncias que podem diminuir a tua vontade ou autodeterminação.
  4. Mantém uma vida equilibrada. O jogo não deve interferir ou substituir os teus amigos, família, trabalho ou outras atividades ou hobbies que consideres importantes.
  5. Nunca peças empréstimos, contraias dívidas ou prejudiques a tua vida familiar, social ou profissional para jogar.
  6. No momento em que o jogo deixe de ser uma atividade agradável, deves perguntar-te a ti próprio o que é que te faz continuar a jogar, e, se for necessário, procurar ajuda.
  7. Não olhes para o jogo como uma forma de fugir ao sofrimento físico ou emocional.

Se quiseres ter uma ideia de como é a tua prática de jogo, colocamos à disposição o seguinte teste de auto-avaliação. Por favor tem em conta que este teste é orientativo, se pretenderes um parecer definitivo deverás marcar consulta com um profissional (ver endereços abaixo)

Teste Jogo Responsável

A Luckia oferece várias medidas e funcionalidades que ajudarão a assegurar um jogo moderado, não compulsivo, e responsável.

 

Medidas de Jogo Responsável

Proteção de menores


Na LUCKIA proibimos estritamente a participação de menores nos serviços de jogos. Informamos desta medida a todos os utilizadores do nosso site e aplicações, exercendo um especial e estrito controlo durante o processo registo.
Para garantir a veracidade dos dados proporcionados pelos utilizadores online, seguimos os mecanismos estabelecidos pelo Decreto Lei n.º 66/2015, de 29 de abril e Regulamento n.º 903-B/2015, de 23 de dezembro e habilitados pelo SRIJ.
Contudo, recomendamos que protegas a tua conta para evitar o seu uso por parte de menores, especialmente se tiveres filhos/as em casa, através das seguintes opções:

  • Nunca permitas que outras pessoas acedam à tua conta de jogo.
  • Não partilhes as tuas credenciais de conta com o browser utilizado.
  • Não atives a funcão de salvar a palavra-passe.
  • Não partilhes o teu cartão de crédito ou dados da tua conta bancária.

o Se moras com menores de 18 anos, recomendamos que instales um dos seguintes softwares de controlo ou filtro de internet no teu computador:

a. Gamblock (www.gamblock.com) para limitar o acesso à páginas web de jogo online.
b. Net Nany (www.netnanny.com) para proteger os menores de conteúdos inapropiados na internet.
A Luckia não tem nenhum tipo de vínculo com estas entidades.

 

  • Se suspeitares que existem acessos não autorizados, aconselhamos que mudes imediatamente a tua palavra-passe e verifiques o histórico de conexões anteriores.

Limitação no acesso aos Serviços de Jogo
Na LUCKIA utilizamos os dados públicos fornecidos pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogo, restringindo o acesso dos nossos Serviços de Jogos às seguintes pessoas:

  • Pessoas que solicitaram voluntariamente a proibição na participação em jogos e apostas online.
  • Pessoas com proibição de jogar por resolução judicial.
  • Pessoas legalmente incapacitadas para esta atividade.

Orientação temporária do participante
Ao iniciar uma sessão em www.luckia.pt o utilizador encontra informação sobre a sua sessão anterior, podendo estar plenamente consciente do seu resultado e duração a qualquer momento. Da mesma forma, durante a própria sessão no site, a LUCKIA permite visualizar as horas na sessão atual, para que o participante não perca em nenhum momento a noção do tempo que está a jogar. A LUCKIA recomenda a todos os Utilizadores uma gestão responsável do tempo de sessão.

Informação do histórico de jogo
Os clientes da LUCKIA têm sempre à sua disposição o seu histórico de atividade na plataforma, incluindo os movimentos de entrada e de saída de fundos, participação em jogos e prémios obtidos, mediante listas exaustivas de caráter anual.

Limitação por parte do Utilizador na participação no jogo
Além das políticas e ferramentas descritas, implementadas na LUCKIA no que respeita ao jogo responsável, oferecemos uma série de ferramentas práticas para que possa controlar os gastos e a sua participação nos nossos Serviços de Jogos.

 

a Limitação de depósitos

O montante de participação nos serviços de jogo pode ser limitado à tua vontade estabelecendo um valor limite diário, semanal ou mensal de depósitos na Conta de Jogo.

b. Limitação das quantias apostadas

O montante de participação nos serviços de jogo também pode ser limitado à vontade estabelecendo um valor limite das apostas totais diárias, semanais ou mensais na Conta de Jogo.

c. Pausas para refletir

Oferecemos a opção de realizar uma pausa de jogo, por um período curto de tempo à escolha, entre 24h e 2 meses. Neste estado pode-se aceder à conta, consultar toda a informação nela constante, e solicitar o levantamento do saldo, mas não se pode depositar nem jogar.

 


d. Autoexclusão por tempo determinado
Para evitar qualquer possibilidade de participação nos jogos, também oferecemos a possibilidade de te autoexcluires por tempo determinado. A opção encontra-se disponível na tua conta, na secção de autoexclusão. Os períodos de autoexclusão por tempo determinado têm uma duração mínima de três meses.


Durante o período de autoexclusão por tempo determinado, não poderás:

  • Depositar
  • Participar em qualquer um dos jogos.
  • Receber ofertas promocionais ou de publicidade por parte da LUCKIA.
  • Registar-te novamente para abrir uma outra conta do jogo, porque as contas de Utilizador são únicas e pessoais.

No final do período de autoexclusão por tempo determinado, a tua conta de Utilizador será reativada automaticamente, permitindo retomar o funcionamento normal da mesma.
No caso de comunicares à LUCKIA a tua vontade de antecipar o fim da autoexclusão, a LUCKIA só poderá revogar este estado depois de obter informações do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogo, se tiveres cumprido com o período mínimo obrigatório de 3 meses, dando-se a resolução da alteração efetiva um mês depois da comunicação.


e. Autoexclusão por tempo indeterminado
Se desejares evitar qualquer possibilidade de participação nos serviços de jogo, oferecemos a possibilidade te autoexcluires por tempo indeterminado, sem data de fim. A opção encontra-se disponível na tua conta de utilizador, na secção de autoexclusão.
Na autoexclusão por tempo indeterminado a tua conta é cancelada, sendo necessário efetuar proativemente os procedimentos necessários para solicitar a readmissão.

 

Contactos Úteis

Se suspeitares que estás numa situação de dependência ou de adição ao jogo, ou tiveres conhecimento de alguém que estiver nesta situação, recomendamos que contactes as linhas disponíveis especializadas para o tratamento desde tipo de problemas, como a seguinte:
Linha Vida - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (SICAD)
Aconselhamento por telefone: 1414 (entre 10h e 18h; chamada gratuita);
o Aconselhamento por e-mail: [email protected].
Para mais informação preventiva e esclarecimentos podes consultar o seguinte site:
o www.jogoresponsavel.pt/

 

Serviço de Apoio ao Cliente

Caso necessites de mais informações e/ou ajuda, por favor contacta o nosso Serviço de Antençao ao Cliente através do seguinte email [email protected] durante o horario normal de funcionamento.